Annecy

Annecy
Cidade e capital do departamento francês de Alta Sabóia

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Algumas dicas importantes...


Veneza é uma cidade singularmente incrível, é única, não há outra no mundo que lembre ela. A população é de pouco mais de 60 mil habitantes, convivendo com mais de 100 mil turistas por dia. Para você que pretende fazer parte desse contingente, eu darei algumas dicas:
Quanto ao transporte: Em Veneza não há carros, apenas barcos. Sendo assim é imperativo entender o esquema de transporte da cidade. Basicamente há duas opções: o vaporetto e o táxi. Se você não quizer desembolsar muuuitos euros, esqueça o táxi. Qualquer corridinha de cinco minutos não sai por menos de 50 Euros por pessoa.
Já o vaporetto é o que seria o nosso ônibus. É um serviço que opera 24 horas por dia, com várias linhas percorrendo toda Veneza. O vaporetto custa seis Euros por viagem, mas estão disponíveis tickets para 12, 24, 48 e 72 horas. Um aspecto bastante interessante é que você só precisa apresentar o ticket se algum funcionário exigir, o que ocore muito raramente. A premissa é a de que os passageiros são honestos e cumprem a lei. Caso contrário, tem que desembolsar 30 euros que é o valor da multa para os desavisados sobre os tickets, e mais 6 euros que é o valor da passagem.
Quando você chegar ao aeroporto Marco Polo, assim que sair no saguão procure o balcão da ACTV, a companhia de transporte público de Veneza. Compre um bilhete de ônibus para a Piazzale Roma (3 Euros). O trajeto dura uma meia hora, dependendo do trânsito. Desembarque em Piazzale Roma e compre seu ticket para o vaporetto. Se você não tem ainda a informação de qual linha pegar até seu destino, pergunte ao funcionário da ACTV. De posse de seu ticket, é preciso validá-lo em umas maquinetas que funcionam como um cartão de ponto, imprimindo no ticket o horário inicial da utilização. Embarque em seu vaporetto e comece a curtir essa cidade espetacular.
Minha experiência com estádia foi boa, apesar de ficar em um hotel em Mestre, pertinho da Piazza Faretto. Mas uns amigos foram na mesma época e dizeram ter adorado Veneza à noite.
Ah! Jamais deixe de almoçar em alguma restaurante no Grande Canal e o mais importante: não deixe de levar para casa uma máscara típica do Carnaval de Veneza e provar os deliciosos sorvetes.

3 comentários:

Adriano comin disse...

Olá Fabi, teu blog ficou lindo. Veneza deve ser realmente uma cidade inesquecível. Achei interessantes as dicas para utilização do transporte na cidade, dos locais turísticos e principalmente, sobre alimentação. Comida italiana, de verdade, deve ser tudo de bom.
Acho que seu blog será muito útil para todos que desejam viajar e conhecer outros lugares. Só falta fazer uma boa divulgação, e você como ótima publicitária vai dar um jeito nisso. Com certeza vou incluir Veneza no roteiro de viagem das minhas próximas férias. ehehehe.... Só faltou você mencionar sobre a filial do Foto Comin, em Veneza.
Parabéns pelo blog! Abraço!

Adriano comin disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mr. Pedrojb@ disse...

Cara, deve ser tudo de bom... Além de ser uma importante e histórica cidade Italiana, Veneza corre sérios riscos com a elevação de suas aguas. Aproveitem-a, vivam a cidade e torçam para que as irresponsábilidades ecológicas humanas não deixem afundar uma das mais belas e visitadas paisagens do mundo.

Férias 2010 - LOS ROQUES

Férias 2010 - LOS ROQUES

Mapa de Veneza

Quantas ilhas formas Veneza?