Annecy

Annecy
Cidade e capital do departamento francês de Alta Sabóia

quarta-feira, 14 de julho de 2010

jungfraujoch switzerland


Com os seus longuíssimos vinte e quatro quilómetros de extensão, o Glaciar Jungfrau-Aletsch é descrito como o maior glaciar da Europa. Possui incontáveis camadas de gelo sobrepostas pelo tempo que atingem, no seu ponto mais profundo, quase mil metros de profundidade.

Branco vivo, esbatido ou sujo pela terra, quase tudo veste tons de paz na paisagem do glaciar. Por entre as cores pálidas das superfícies rochosas, o azul do céu e o verde da vegetação existente - como as majestosas árvores, com cerca de seiscentos anos, que dizem ser as mais idosas de toda a Suíça -, os olhos são atraídos pelos diversos tons de branco do glaciar serpenteando o vale gelado.
Calcorreando o glaciar, tem-se a sensação de recuar alguns milhares de anos. É uma sensação difícil de descrever, aquela de pisar uma gigantesca massa de gelo aparentemente imóvel - na verdade, o glaciar move-se continuamente, alguns centímetros por ano. É como se um rio de caudal gigantesco tivesse, de repente, congelado por completo no conforto do seu enorme leito e, lentamente, fosse deslizando vale abaixo, como um todo. Poder-se-á caminhar horas a fio no interior do glaciar Jungfrau-Aletsch ou pelas encostas circundantes, que o único cansaço a registar será, muito provavelmente, um cansaço feliz, rendido à grandeza da paisagem. Porque ali tudo é paz, tudo é beleza, tudo é naturalmente encantador.
Não será por acaso que os suíços, cientes dos paraísos naturais que albergam a elevadas altitudes, e porventura conscientes de que a vida no seu país não é das mais acessíveis, exaltam esses valores naturais de forma bem vincada. “O bem mais valioso da Suíça é gratuito: a natureza das suas montanhas”, dizem. Que assim permaneça por incontáveis gerações!


O QUE LEVAR PARA AS MONTANHAS

Mais importante do que tudo o resto, é imprescindível fazer-se acompanhar por um bom par de botas de montanha, de preferência em gore-tex. Viajando nos meses de Inverno, não esquecer roupa bastante quente mas leve, por forma a que a mobilidade não seja prejudicada. Em qualquer estação do ano não esquecer, igualmente, um eficaz impermeável - nas montanhas mais vale prevenir, mesmo nos meses de Verão -, e um ou outro agasalho leve. Por último, se viajar durante os meses de Verão, é absolutamente indispensável fazer-se acompanhar por um eficaz protector solar.

Nenhum comentário:

Férias 2010 - LOS ROQUES

Férias 2010 - LOS ROQUES

Mapa de Veneza

Quantas ilhas formas Veneza?